terça-feira, 3 de novembro de 2009

Hello Kitty completa 35 anos !!!

Amada por pessoas de todas as idades, a gatinha Kitty White completa 35 anos em 1º de novembro. Mais conhecida como Hello Kitty, usa um inconfundível laço na orelha esquerda e não tem boca, apesar de espalhar mensagens que incentivam amizade. "Good times are for sharing with friends!" (bons momentos são para compartihar com os amigos!) é uma de suas marcas registradas. E se você acha que ela é apenas um desenho, esqueça. Tem biografia, família, namorada e até tipo sanguíneo. A gatinha é contratada até por uma companhia aérea para atendimento personalizado. Confira abaixo 35 curiosidades da personagem.

Conheça 35 fatos sobre a gatinha mais famosa do mundo:

1 - Hello Kitty é uma gatinha branca que usa laço ou flor na orelha esquerda e que não tem boca. Essa é sua imagem que não muda jamais.

2. Seu corpo já ganhou roupas de diversos tipos, apesar de que até o fim dos anos 1980, ela sempre apareceu usando uma jardineira azul.

3 - Hello Kitty foi criada em 1974 pela designer Ikuko Shimizu que logo depois deixou a Sanrio, empresa dona do personagem. Entre 1975 e 1980, a gatinha foi desenhada por Setsuko Yonekubo. E depois disso até os dias de hoje, a tarefa está a cargo da designer Yuko Yamaguchi. A marca foi patenteada pela empresa japonesa em 1976.

4 - Hello Kitty tem uma irmã gêmea, chamada Mimmy. A maneira de reconhecê-la é o laço usado na orelha direita. Seus pais são George e Mary White.

5 - A personagem tem um namorado chamado Daniel, criado em 1999. Mas o gato Tippy gostaria de ocupar o cargo.

6 - Ela ainda têm dois animais de estimação: a gata Chammy que ganhou de seu pai, e o hamster Sugar, que ganhou do namorado.

7 - Em 1979, seus avós aparecem em desenhos. Eles são Antony e Margareth White.

8 - A gatinha tem o tamanho de cinco maçãs empilhadas e pesa o mesmo que três frutas. Sua refeição preferida é uma torta de maçã feita por sua mãe. Mora no subúrbio de Londres e adora viajar, música, ler, comer cookies feitos por sua irmã Mimmy e fazer novos amigos. Seu tipo sanguíneo é A negativo.

9 - Além da família e do namorado, Hello Kitty tem 11 amigos: o gato Tippy, o cachorro Jodie, Mory (uma foca), Joey (rato), a coelha Cathy e a ovelha Fifi, além de os macacos Tim e Tammy, um guaximim chamado Tracey, o esquilo Rorry e o urso Thomas.

10 - Um de seus bordões é Good times are for sharing with friends!¿ (Bons momentos são para compartilhar com amigos!).

11 - Os produtos com a personagem são direcionados para crianças, mas com o passar dos anos itens para pessoas mais velhas foram sendo lançados devido à popularidade da gatinha.

12 - O personagem apareceu originalmente em pequenos artigos. Em 1975, foi lançado um porta-moedas para meninas. Atualmente são mais de 35 mil produtos licenciados em mais de 60 países.

13 - Mais de 400 empresas produzem produtos licenciados com a gatinha, entre bolsas, joias, relógios, agendas, adesivos, jogos eletrônicos.

14 - Entre os itens de maior valor, há guitarra, câmeras fotográficas e até celulares com a personagem. E uma companhia aérea, Eva Air, oferece um atendimento personalizado com Hello Kitty.

15 - Hello Kitty é também tema de uma linha de maquiagem da marca norte-americana MAC.

16 - Com vendas anuais de US$ 5 bilhões, a empresa ocupa a 8ª posição no ranking da lista dos Top 100 da Global Licensors, a frente da Mattel, fabricante da Barbie, que está no o 13º lugar, com um faturamento de US$ 3 bilhões.

17 - Em 1980, Hello Kitty apareceu com roupas esportivas e segurando uma raquete de tênis. Neste mesmo ano, é lançado o primeiro relógio com a personagem, produto que atinge a marca de mais de 1 milhão de unidades vendidas.

18 - Em 1987, a gatinha é lançada na versão preto-e-branco a fim de atrair mais adultos, em vez de temas mais infantis.

19 - Em 1993, é feita a primeira mudança no desenho da gatinha. O laço atrás de sua orelha é substituído por uma flor e ela passa a usar os dois acessórios.

20 - Em 1999, Hello Kitty e sua irmã Mimmy Kitty aparecem como bebês atendendo a uma demanda de mães que pediam produtos para recém-nascidos.

21 - Apesar de produtos Hello Kitty serem vendidos no Brasil desde os anos 1980, a Sanrio começou a vender produtos no país nos anos 1990. 22 - A primeira loja Sanrio no país foi inaugurada em 1999 no Shopping Eldorado. Hoje há lojas em São Paulo e uma no Ceará, na capital Fortaleza.

23 - O Japão é o país com mais lojas Sanrio dedicadas à personagem: 200. Em todo o mundo, há mais de 600.

24 - Nos Estados Unidos são 80 lojas exclusivas. O personagem também ganhou um evento próprio, o Sanrio Festival, quando a Hello Kitty aparece para interagir com público, tirando fotos ou em brincadeiras.

25 - A cidade de São Paulo ganhou em outubro o Sanrio Café, com decoração e cardápio baseados na personagem felina. Está localizado no Shopping Bourbon, zona oeste da capital paulista. Também existem cafés em outros países como Japão.

26 - A Sanrio já criou bonequinhos especiais da Hello Kitty para os kits de brinquedos do Mac Lanche Feliz do MacDonald´s.

27 - A personagem tem uma legião de fãs famosas como Paris Hilton, as cantoras Katy Perry e Carrie Underwood, entre outras.

28 - Além das famosas, a Sanrio nomeia fãs como embaixadoras Hello Kitty. São consumidoras que podem usar o selo da personagem em suas páginas de relacionamento na internet e recebem informações em primeira mão. Basta fazer um cadastro no site da empresa.

29 - O primeiro desenho animado foi feito em 1986 e mostrava Hello Kitty em roteiros de tradicionais contos de fada.

30 - A gatinha também é um dos personagens mais populares em jogos de diversas plataformas, começando em 1992 para NES até as últimas versões de Xbox e DS. 31 - Em 2008, foi lançado o primeiro CD de músicas da personagem. Chamado de Hello World, contém 11 faixas interpretadas por artistas pop e novatos.

32 - Lojas especiais, mostras e festas estão sendo realizadas durante todo o ano para comemorar o aniversário de 35 anos da Hello Kitty. A maioria deles no Japão, sua terra-natal.

33 - Nos Estados Unidos, a Sanrio montou uma loja pop-up com produtos exclusivos, muitos assinados por marcas como Anna Sui, Christian Dior, Asics e tokidoki, além de itens que marcaram época desde a criação da gatinha em 1974.
34 - Em 2010, é a Sanrio que comemora aniversário, mas de 50 anos. A empresa é dirigida por seu fundador Tsuji Shintaro, de 82 anos.

35 - Um hot site foi criado para comemorar o aniversário da gatinha e mantém um calendário de eventos, traz os desenhos mais importantes já feitos e um blog da designer Yuko Yamaguchi, mas este último apenas em japonês. O conteúdo geral do site está disponível em inglês e japonês.

Fonte: Terra www.terra.com.br